Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula: acordo UE-Mercosul pode ser assinado em 20 de dezembro

A declaração foi feita durante entrevista no G20, na África do Sul; local da assinatura ainda não foi definido

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula afirmou que o acordo entre Mercosul e União Europeia pode ser assinado em 20 de dezembro.
  • A declaração foi feita durante uma entrevista no G20, na África do Sul, mas o local da assinatura ainda não foi definido.
  • O ministro das Relações Exteriores afirmou em setembro que a negociação do acordo estava concluída.
  • A parceria prevê a redução de tarifas de importação e exportação entre os países dos dois blocos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

No G20, Lula se encontrou com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (23) que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode ser assinado no dia 20 de dezembro. A previsão foi mencionada durante entrevista concedida no G20, na África do Sul.

“Eu não pretendo viajar mais este ano, a não ser para Foz do Iguaçu, para assinar o acordo Mercosul–União Europeia, que acredito que será fechado no dia 20 de dezembro”, disse Lula.


Veja mais

Apesar da data estimada, o presidente afirmou que o local da assinatura ainda não está definido.

Já em setembro, o ministro das Relações Exteriores,Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira (19) que a negociação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia estava concluída.


Na época, Vieira afirmou que outros os temas poderão ser discutidos em cada país no processo de aprovação legislativa do acordo.

“Depois, outras questões são aprovação legislativa nos países da União Europeia e também nos países do Mercosul. Aí é outra coisa, um debate que vai acontecer em cada país”, afirmou.


O que é o acordo?

A parceria, divulgada durante uma reunião dos líderes dos blocos no Uruguai, prevê a redução de tarifas de importação e exportação entre países dos dois grupos. Para entender os efeitos desse acordo para o Brasil, conversamos com o professor da FGV Agro, Felippe Serigati.

Agenda Internacional

Lula também divulgou uma prévia da agenda internacional do próximo ano. “Até maio, teremos uma agenda internacional intensa. Isso é importante porque estamos com 486 novos mercados abertos em dois anos e meio, e estamos esperando o momento de anunciar que chegamos a 500″, pontuou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.