Lula anuncia institutos federais na Cidade de Deus e no Complexo da Maré, comunidades do Rio
Mais cedo, petista anunciou a criação de 12 institutos federais no estado de São Paulo; intenção é inaugurar 100 unidades até 2026
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (2) que vai criar institutos federais no Complexo da Maré e na Cidade de Deus, comunidades da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o petista, o anúncio oficial será feito na próxima semana, em viagem à capital fluminense. Cada comunidade carioca vai receber uma unidade das instituições.
A fala de Lula ocorreu durante visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). Mais cedo, durante a cerimônia em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos (SP) e o anúncio das obras do túnel que liga Santos ao Guarujá (SP), o petista anunciou a criação de 12 institutos federais no estado de São Paulo. A intenção do presidente é inaugurar 100 unidades do tipo até o fim do mandato, em 2026.
Eu estou indo, na terça que vem [6], ao Rio de Janeiro. Vou anunciar um instituto federal no Complexo da Maré e na Cidade de Deus. Preciso investir na educação, para que este país não tenha pessoas com possibilidade de virar bandido.
Quando anunciou os institutos em São Paulo, o presidente afirmou que São Vicente e Santos receberão unidades. "É importante lembrar que esses institutos precisam ser utilizados para formar jovens para desenvolver a economia local. Qual a aptidão da cidade de Santos? Os jovens têm que estudar cursos que possam servir para aprimorar o crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico da cidade em que o instituto é criado", defendeu.