Lula assina proposta de reajuste de 18% para forças de segurança do Distrito Federal
Projeto de lei abrange polícias Civil e Militar, além de bombeiros militares e pensionistas dos ex-territórios federais
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quarta-feira (28), o projeto de lei que concede 18% de reajuste salarial para forças de segurança do Distrito Federal. Serão beneficiados com a medida os policiais militares, bombeiros militares e pensionistas dos ex-territórios. O acordo prevê o pagamento da primeira parcela, de 9%, neste ano, e outra de mesmo percentual em 2024. A assinatura foi realizada em cerimônia fechada para a imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília. O projeto será enviado ao Congresso Nacional para análise.
A iniciativa é um compromisso de Lula com a bancada do DF após os reajustes das corporações da capital terem sido retirados do projeto votado em abril que concedeu aumento de 9% para os servidores federais. As forças ficaram de fora justamente porque o reajuste prometido pelo governador, Ibaneis Rocha (MDB), equivalia ao dobro do previsto.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Parlamentares da capital argumentaram que o reajuste previsto para as forças de segurança cabe no valor do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), previsto para 2024, e que não seria necessário gasto adicional para conceder o benefício. O fundo é uma verba que o Executivo repassa ao DF para as áreas de segurança pública, saúde e educação.