Lula chama ministra do Turismo para reunião e pode confirmar demissão
Daniela Carneiro deve deixar a pasta após cobranças do Congresso Nacional por mudanças na estrutura ministerial
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para uma reunião no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (13). Desde o fim de maio, Daniela tem balançado no cargo após o Congresso Nacional pressionar Lula por mudanças na equipe ministerial. O encontro desta terça pode selar a saída dela da pasta.
Também vão participar da reunião o prefeito de Belford Roxo (RJ) e marido da ministra, Waguinho (Republicanos), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Nessa segunda-feira (12), Padilha havia dito que não havia definição sobre uma possível troca no Ministério do Turismo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
"O União Brasil vem apresentando desejo de reformulação da representação dos seus três ministros. É absolutamente natural que um partido queira apresentar isso. Mas está na pauta discutir com o União Brasil essa reformulação. Sempre digo que o governo é igual a um rali: de vez em quando, precisa trocar o motorista, o pneu. O que importa é estar no caminho certo", acrescentou Padilha.
Daniela é considerada distante da bancada do União, com expectativa de, inclusive, abandonar o partido e migrar para o Republicanos. Além disso, o Ministério do Turismo atrai atenção pelo reforço financeiro que geralmente recebe via emendas parlamentares, sobretudo com vistas a financiar eventos.
Possível substituto
Em busca de construir uma base consolidada no Congresso Nacional, Lula já admite promover mudanças nas lideranças de pastas da Esplanada, sobretudo, para atrair o centrão, grupo político que tem sido decisivo nas votações legislativas.
O União Brasil já trabalha com outro nome para a cadeira: o deputado federal Celso Sabino (PA). A troca atende a um pedido do líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), que esteve reunido com Lula recentemente. Também há o aval do presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e de outros parlamentares da bancada.
Polêmicas de Daniela
• em janeiro, foi divulgado que Daniela usou dinheiro público para alugar um escritório pelo qual pagava um valor aproximadamente três vezes maior do que a média cobrada nos imóveis da região, em Belford Roxo, município na Baixada Fluminense que é reduto eleitoral dela. Em quatro anos, foram gastos por ela R$ 141 mil com aluguel. A despesa foi paga pela Câmara.
• também em janeiro veio à tona que Daniela havia contratado duas empresas ligadas a um ex-funcionário da Prefeitura de Belford Roxo. A contratação foi feita durante a campanha eleitoral de 2022, quando Daniela foi eleita deputada federal.
• ainda no primeiro mês do ano, tornou-se pública a ligação de Daniela à família de Juracy Alves Prudêncio, o Jura, condenado por chefiar uma milícia na Baixada Fluminense. Jura é ex-sargento da Polícia Militar e foi condenado a 22 anos de prisão pelos crimes de homicídio e associação criminosa. Ele já cumpriu cerca de 15 anos.
• outra polêmica ocorreu em fevereiro, quando Daniela Carneiro não participou de nenhum evento público relacionado ao Carnaval, apesar de o feriado ser o mais importante do país para o setor chefiado por ela. De acordo com a agenda oficial à época, disponibilizada pelo Ministério do Turismo, ela não teve compromissos entre o sábado e a terça-feira de Carnaval.