Lula chega à Colômbia para participar de reunião sobre a Amazônia
Presidente participa de encontro dos oito países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Brasília|Alessandro Saturno, da Record TV
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste sábado (8) à Colômbia para participar do encontro técnico-científico que discute a Amazônia. O chefe do Executivo brasileiro foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do país, Álvaro Leyva Durán, na cidade de Letícia.
"É a primeira vez na história que o Brasil e a Colômbia têm governos progressistas que querem levar a Amazônia para o centro das discussões. O desmatamento na Amazônia afeta o regime de chuvas e compromete o abastecimento de água. Temos dois desafios a enfrentar. Fortalecer o tratado amazônico [e criar uma] política para o desenvolvimento sustentável da região. Queremos estabelecer um comitê de especialistas na Amazônia", disse o presidente.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Lula também reafirmou seu compromisso de zerar até 2030 o desmatamento na região. "Quem protege a Amazônia merece ser protegido", acrescentou. Em viagem à França, no mês passado, o presidente afirmou que os países ricos devem ajudar na preservação da Amazônia para "pagar uma dívida histórica".
Negociações da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
No evento organizado pelo governo da Colômbia estão em curso as negociações dos oito países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Os representantes de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela debatem pontos a serem adotados posteriormente na Cúpula da Amazônia, prevista para agosto, em Belém (PA).
O documento deve compreender uma agenda regional em favor do desenvolvimento sustentável do bioma, com proteção, inclusão social, fomento de ciência, tecnologia e inovação, estímulo à bioeconomia e a valorização dos povos indígenas.
A programação do evento — organizado pelo governo do presidente colombiano, Gustavo Petro — consiste em painéis de temas relacionados à floresta com especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas e da sociedade civil, assim como entidades que prestam cooperação na área. Os resultados serão apresentados aos presidentes brasileiro e colombiano antes da reunião técnico-científica.
Durante as reuniões na Colômbia, Lula se encontra com Petro para tratar de temas da agenda bilateral, com ênfase no comércio, no investimento e na cooperação em matéria de defesa e segurança, entre outros. Na esfera comercial, Brasil e Colômbia registraram intercâmbio recorde em 2022, superior a 7,4 bilhões de dólares.
Nesta semana, foi comemorado o 45º aniversário da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) pelos oito países cujos territórios abrigam parte da floresta. No documento, assinado em julho de 1978, os Estados assumiram o compromisso de preservar o meio ambiente e fazer o uso racional dos recursos naturais da Amazônia.