Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula chega a Portugal em visita para estreitar laços com União Europeia

É a primeira viagem do presidente à Europa neste terceiro mandato; está prevista a assinatura de pelo menos 13 acordos

Brasília|Do R7, com informações da Agência Estado

Lula e Janja desembarcam em Portugal
Lula e Janja desembarcam em Portugal Lula e Janja desembarcam em Portugal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Portugal na manhã desta sexta-feira (21). A visita oficial ao país continua até 25 de abril, quando o chefe do Executivo viaja para a Espanha.

Lula desembarcou em Lisboa às 10h35 (horário local) e não terá compromissos oficiais nesta sexta.

Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo da viagem é a retomada das relações com os países europeus, a defesa em comum da democracia, o compromisso mútuo com a sustentabilidade e a transição energética. A agenda vai tratar de assuntos da relação entre os dois países, como comércio, inovação, ciência e tecnologia. Segundo o presidente, ele deve assinar, pelo menos, 13 acordos.

Entre os acordos que devem ser assinados estão, por exemplo, memorando de entendimento de cooperação da agência espacial brasileira, acordo de equivalência dos estudos do ensino fundamental entre os dois países e memorando dos direitos de pessoas com deficiência.

Publicidade

Esta é a primeira viagem que o presidente faz à Europa neste terceiro mandato. As agendas oficiais de Lula começam amanhã, sábado (22). Estão previstas a realização da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, a participação num fórum de negócios, no norte de Portugal, um pronunciamento no Parlamento português, onde será homenageado, e a entrega do prêmio Luís de Camões ao escritor e compositor Chico Buarque.

A comitiva do presidente é composta de oito ministros, que devem se reunir com seus pares lusitanos durante a Cimeira. O evento ocorre no sábado durante todo o dia, e vários acordos devem ser assinados, parte deles referente aos direitos dos brasileiros em Portugal.

Publicidade

Programação

No sábado (22), Lula vai participar de uma cerimônia de boas-vindas, com honras militares, em Lisboa. Na sequência, encontra-se com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, e com o primeiro-ministro, António Costa, e vai fazer uma declaração à imprensa. Lula também vai participar da 13ª Cúpula Brasil-Portugal — a última ocorreu em 2016. 

No domingo (23), a agenda de Lula não tem compromissos, por enquanto, o que sugere que ele terá um dia livre em terras portuguesas. 

Publicidade

Na segunda-feira (24), o presidente segue para Matosinhos, no norte de Portugal, para participar de um fórum empresarial em que temas como energia, mobilidade, saúde, tecnologia e inovação serão debatidos. O presidente retorna a Lisboa no mesmo dia em um cargueiro KC-390, produzido pela Embraer.

Ainda na segunda-feira Lula vai assinar o diploma do prêmio Camões concedido ao cantor brasileiro Chico Buarque, em 2019. A honraria não foi entregue por falta de assinatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Presidente Lula pelo mundo

A viagem do petista ocorre a menos de uma semana de sua ida à China. O giro de Lula tem ainda como contexto a tentativa de marcar uma posição de independência do Brasil quanto à invasão da Ucrânia pela Rússia, que já dura mais de um ano, após as declarações polêmicas feitas pelo presidente brasileiro aos Estados Unidos e à União Europeia.

Lula afirmou, no último domingo (16), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, que os EUA e a Europa contribuem para o prolongamento da guerra e defendeu a criação de uma espécie de G20 para restabelecer a paz. A declaração causou reação, e a Casa Branca disse que o petista está "papagueando" o discurso adotado pela Rússia para negar que tem culpa pela invasão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.