Lula conversa com Biden por telefone sobre situação na Venezuela
Órgão venezuelano reconheceu vitória de Maduro, mas oposição e países não aceitam resultado
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone na tarde desta terça-feira (30) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação política da Venezuela e os impasses sobre as eleições. A ligação, de iniciativa da Casa Branca, ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também estava na reunião. O assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, que foi ao país vizinho acompanhar as eleições, não esteve no encontro.
LEIA MAIS
O cenário na Venezuela está incerto desde o último domingo (28), quando o atual presidente do país, Nicolás Maduro, foi reeleito. Ele foi proclamado vencedor do pleito no dia seguinte pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão venezuelano responsável pelas eleições.
A oposição, no entanto, não reconhece o resultado do CNE, que não apresentou as atas completas das urnas. Os oponentes de Maduro alegam que as eleições foram fraudadas. Países como Estados Unidos, Chile, Reino Unido e Argentina não reconheceram a vitória do chavista.
Desde então, protestos contra a reeleição de Maduro tomaram as ruas da Venezuela. Ao menos seis pessoas morreram e outras 132 foram detidas, segundo o Foro Penal, um grupo de ativistas de Direitos Humanos especializado em prisioneiros políticos.
Embora o PT, partido do presidente, já tenha reconhecido a vitória chavista, Lula ainda não se pronunciou sobre o assunto. O governo brasileiro informou que só vai se manifestar oficialmente quando todos os dados forem apresentados pela Venezuela.