Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula conversa com presidente da Autoridade Nacional Palestina sobre Gaza

Por telefone, presidente reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina.
  • Lula consultou Abbas sobre a reconstrução na região após o cessar-fogo em Gaza e reafirmou o compromisso do Brasil com a paz no Oriente Médio.
  • Recentemente, um plano de cessar-fogo foi aprovado entre Hamas e Israel, com mediação dos Estados Unidos.
  • Os EUA anunciaram a criação de um Conselho da Paz para supervisionar a reconstrução de Gaza, com a participação de diversos países, incluindo um convite ao Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula disse que quer continuar mantendo contato sobre plano de paz em Gaza Marcelo Camargo/Agência Brasil - Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (22), pelo telefone, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula consultou o presidente Abbas sobre as perspectivas de reconstrução da região — após cessar-fogo em Gaza — e reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio.


Em outubro, Hamas e Israel aprovaram um plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza, proposto pelos Estados Unidos.

“Ambos trocaram impressões sobre o plano de paz em curso e acordaram continuar mantendo contato sobre o tema”, diz a nota.


Leia mais

Nesta quinta, o presidente dos EUA, Donald Trump, lançou o Conselho da Paz, um grupo de líderes internacionais para supervisionar o trabalho de um Comitê Nacional para a Administração de Gaza.

O comitê foi anunciado pela Casa Branca, na semana passada, e será responsável pela reconstrução da Faixa de Gaza.


Os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Argentina, Albânia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Hungria, Cazaquistão, Marrocos e Vietnã aceitaram integrar o colegiado. O Brasil, que foi convidado, até o momento ainda não se manifestou.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.