Lula critica suspensão do visto de Lewandowski: ‘Vergonhoso para eles’
Presidente afirmou que atitude é inaceitável; outras autoridades brasileiras já tiveram vistos anulados
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (26), durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, a suspensão do visto americano do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Lula prestou solidariedade ao ministro e classificou a postura dos Estados Unidos como “vergonhosa”.
“Queria dizer ao companheiro Lewandowski da minha solidariedade - e a do governo - a você, por conta do gesto irresponsável dos Estados Unidos de cassar o teu visto. Na verdade, acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência e sua capacidade. É vergonhoso para eles e não para você”, disse.
Veja mais
Lula acrescentou que o ministro deve ter orgulho da suspensão e das ações que adotou para que os Estados Unidos sentissem “tanto ódio do Brasil que chegasse a suspender” o visto dele.
“Essas atitudes são inaceitáveis, não só contra o Lewandowski, mas contra todos os ministros da Suprema Corte e contra qualquer personalidade brasileira”, declarou.
Reunião ministerial
A declaração de Lula ocorreu na abertura da reunião ministerial no Palácio do Planalto. O presidente convocou a equipe para fazer um balanço e projetar as prioridades do governo até 2026.
Também está na pauta um alinhamento do discurso do Executivo em relação ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
A expectativa do Executivo com a reunião também é reforçar as ações tomadas para amenizar os impactos. A taxa de 50% sobre produtos brasileiros comprados pelos EUA foi anunciada em 9 de julho e passou a valer em 6 de agosto.
Uma semana depois da vigência da tarifa, o governo anunciou um plano de contingência — batizado de Plano Brasil Soberano — para socorrer os setores mais afetados. A medida prevê a manutenção de empregos, a devolução de parte dos impostos pagos pelas empresas e a compra, pelo governo, de alimentos perecíveis para o consumo em escolas, hospitais e nas Forças Armadas.
Perguntas e respostas
Qual foi a crítica do presidente Lula sobre a suspensão do visto do ministro Lewandowski?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a suspensão do visto americano do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante uma reunião ministerial. Lula considerou a atitude dos Estados Unidos como “vergonhosa” e expressou solidariedade ao ministro.
O que Lula disse sobre a suspensão do visto?
Lula afirmou que a suspensão do visto é um gesto irresponsável dos Estados Unidos e que eles estão perdendo a oportunidade de receber uma personalidade competente como Lewandowski. Ele declarou que a vergonha é para os Estados Unidos e não para o ministro.
Como Lula se posicionou em relação à atitude dos Estados Unidos?
O presidente Lula considerou as atitudes dos Estados Unidos inaceitáveis, não apenas contra Lewandowski, mas também contra todos os ministros da Suprema Corte e qualquer personalidade brasileira.
Qual foi o contexto da declaração de Lula?
A declaração de Lula ocorreu na abertura de uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, onde ele convocou a equipe para discutir as prioridades do governo até 2026 e alinhar o discurso em relação à tarifa imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
O que foi discutido na reunião ministerial?
Na reunião, o governo também abordou a expectativa de reforçar as ações para amenizar os impactos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que foi anunciada em 9 de julho e entrou em vigor em 6 de agosto. Um plano de contingência, chamado Plano Brasil Soberano, foi anunciado para ajudar os setores mais afetados.
Quais medidas estão incluídas no Plano Brasil Soberano?
O Plano Brasil Soberano prevê a manutenção de empregos, a devolução de parte dos impostos pagos pelas empresas e a compra de alimentos perecíveis pelo governo para consumo em escolas, hospitais e nas Forças Armadas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
