Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula dá boas-vindas a primeiros repatriados do Líbano: ‘Que encontrem no Brasil a felicidade’

Presidente afirmou que governo brasileiro vai trazer todos que quiserem deixar o Líbano: ‘Não deixamos ninguém para trás’

Brasília|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

Grupo de repatriados chegou neste domingo em Guarulhos Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã deste domingo (6) o primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo. O voo com 229 cidadãos e três pets saiu da capital Beirute neste sábado (5) e chegou ao Brasil às 10h25. Em discurso ao lado da primeira-dama, Janja, Lula deu boas-vindas aos repatriados.

“Possivelmente, temos mais libaneses morando no Brasil do que no Líbano. Somos muito agradecidos porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil e vocês têm muita responsabilidade por aquilo que nós somos. O Brasil é um país generoso. [...] Que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio no Líbano”, afirmou.

O presidente destacou que o governo brasileiro pretende trazer todos os brasileiros e parentes que quiserem deixar o Líbano. “Nós não deixaremos enquanto tiver um companheiro, seja brasileiro ou parente de brasileiro, lá no Líbano. A gente vai buscar ele porque nós não deixamos ninguém para trás. Vamos tentar trazer todos aqueles que quiserem vir”, declarou.

A expectativa do governo federal é transportar 500 repatriados, em média, por semana, como explicou nessa quinta (3) o comandante da Aeronáutica tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno.


Segundo o Itamaraty, cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil, mas a quantidade de viagens será definida conforme a demanda. O governo federal afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute reúne informações por meio de formulários online de quem deseja voltar.

Lula voltou a criticar as investidas de Israel contra o Hezbollah no Líbano e enalteceu o povo libanês. “A gente não deseja guerra. A guerra só destrói. Eu já fui ao Líbano, a Beirute, é uma cidade maravilhosa, um povo extraordinário”, disse.

São cerca de 20 mil pessoas com nacionalidade brasileira vivendo no Líbano, representando a maior comunidade do Brasil no Oriente Médio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.