Lula defende busca por petróleo na Amazônia: ‘Brasil não vai jogar fora riqueza’
Fala foi feita durante viagem à Indonésia; no Brasil, organizações acionam Justiça contra liberação concedida a Petrobras
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a busca por petróleo na Amazônia concedida à Petrobras como uma forma do Brasil não “jogar fora riqueza” e utilizar valores para a transição energética.
A declaração foi feita nesta sexta-feira (24), durante coletiva de imprensa na Indonésia, e se dá a poucos dias do início da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém.
“Vamos continuar utilizando o dinheiro [do petróleo] para que a gente faça cada vez mais condições do Brasil se ver livre do combustível fóssil. Mas, enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a própria vida do povo brasileiro”, afirmou.
Leia mais
A posição de Lula contrasta com críticas de organizações, que apontaram riscos à licença concedida pelo Ibama para pesquisa por petróleo na Foz do Amazonas. A área abrange zona costeira que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte.
Na quinta, oito organizações foram à Justiça para pedir anulação da licença para liberar a perfuração na Foz do Amazonas. O pedido foi apresentado junto à Justiça Federal do Pará e aponta risco ambiental irreversível. A solicitação ainda não foi analisada.
Por meio de nota, as organizações apontam que a autorização para pesquisa de petróleo apresenta riscos que ainda alcançam impactos climáticos e de sociobiodiversidade.
A análise também aponta que novos poços de exploração de petróleo podem contribuir com o aumento do aquecimento global e interferir negativamente nas discussões da Cúpula do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
