Lula defende fim da escala 6x1 e diz que tema é o ‘próximo desafio’ do país
Presidente cita a redução da jornada de trabalho em mensagem presidencial enviada ao Congresso
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, na mensagem enviada ao Congresso Nacional, que vai trabalhar para o fim da escala de trabalho 6x1. De acordo com ele, o desafio é reduzir a jornada de trabalho sem redução de salário.
“O tempo é um dos bens mais preciosos para o ser humano. Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda a semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente e curtir a família”, declarou o presidente.
Lula ainda mencionou a necessidade de regular o trabalho de quem atua por meio de aplicativos. “Dependem de defesa institucional do Estado brasileiro para mediar melhores condições de trabalho”, ressaltou.
Mais de uma proposta com esse objetivo foi apresentada tanto na Câmara quanto no Senado — elas divergem, contudo, em relação à quantidade de dias de folga. Atualmente, o modelo adotado prevê seis dias de trabalho e um de descanso.
‘Prioridade absoluta’
Após a cerimônia, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-PB), ressaltou que é compromisso central do Planalto aprovar o fim da escala 6x1.
Segundo ele, a ideia é avançar os projetos que já tramitam no Congresso. “Nós queremos dialogar com os presidentes das casas que esse tema, o fim da escala 6 por 1, é prioridade ampla e absoluta de nosso governo”, destacou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














