Lula deve passar por cirurgia na próxima sexta-feira, confirma ministro Alexandre Padilha
O presidente vai tratar uma artrose no quadril direito; o procedimento vai ser realizado no Hospital Sírio-Libanês em Brasília
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (25) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer a criurgia para tratar uma artrose no quadril direito na sexta-feira (29). O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês em Brasília. “O presidente reforçou orientação médica que, durante a semana, ele fique concentrado em Brasília. Vai fazer a cirurgia na sexta-feira, já programada”, disse o titular.
A artrose é o desgaste ou a perda da cartilagem da articulação. A cirurgia que Lula vai fazer, chamada de artroplastia do quadril, troca a articulação "doente" por uma artificial. A articulação desgastada é substituída por uma prótese para compor um novo quadril.
O chefe do Executivo, de 77 anos, tem reclamado de dores na região dos quadris há diversos meses. Em julho, ele tinha anunciado que faria o procedimento cirúrgico. “Eu tomei uma decisão: vou operar o quadril nos próximos meses. É um procedimento bem simples. A dor me deixa de mau humor, e eu quero ficar de bom humor, porque eu assumi um compromisso para que o Brasil dê certo. E vai dar certo”, disse Lula em uma rede social.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
”Às vezes, fica visível no meu rosto que estou irritado, que estou nervoso. E aí, você vai ficando uma pessoa incômoda, uma pessoa chata, uma pessoa que ninguém quer falar bom-dia para você, com medo de tomar um esporro. Estou chegando à conclusão de que tenho que operar”, acrescentou.