Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que governo vai apoiar Pernambuco após chuvas fortes no Recife e em outras cidades

Presidente afirma que Defesa Civil nacional vai enviar técnicos às regiões mais atingidas; Inmet alerta para ventos de até 100 Km/h

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luiz Inácio Lula da Silva anuncia apoio do governo federal a Pernambuco após chuvas fortes.
  • Defesa Civil Nacional enviará técnicos e reconhecerá situação de emergência nas áreas atingidas.
  • Capital Recife e Zona da Mata são as regiões mais afetadas, com previsão de ventos de até 100 km/h.
  • Governadora Raquel Lyra informa que 22 pessoas foram resgatadas e alerta sobre riscos de deslizamentos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula: 'Governo do Brasil segue acompanhando a situação para prestar toda a ajuda necessária' Ricardo Stuckert / PR - 31.03.2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (1º), em suas redes sociais, que determinou o apoio do governo federal às autoridades de Pernambuco em razão das fortes chuvas que atingem o estado.

“Conversei hoje pela manhã por telefone com o ex-prefeito João Campos e o senador Humberto Costa sobre as fortes chuvas que caem no Grande Recife e em outras regiões de Pernambuco. Determinei imediatamente o pronto apoio federal às autoridades locais”, disse o presidente.


Lula também declarou que o ministro da Integração Regional, Waldez Góes, acionou a Defesa Civil Nacional para dar suporte às cidades atingidas, inclusive com o reconhecimento da situação de emergência e o deslocamento de técnicos para a área.

“O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também mobilizou a Força Nacional do SUS no atendimento às vítimas”, acrescentou o presidente.


Estágio de alerta

A Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do estado são as áreas mais atingidas pelas chuvas nesta sexta-feira (1º). A capital pernambucana entrou em estágio de alerta às 10h, conforme aviso emitido pelo COP (Centro de Operações do Recife), que atualizou o alerta anterior, divulgado às 8h.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), além das precipitações intensas, são esperados para esta sexta-feira ventos de até 100 km/h, com risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou nas redes sociais que, desde a madrugada desta sexta-feira (30), as chuvas se intensificaram. Segundo ela, 22 pessoas foram resgatadas.

“Tive contato recente com o prefeito de Recife [Victor Marques], colocando o time do governo do estado à disposição. As nossas escolas já estão abertas, já tem presença inclusive do corpo de bombeiros em comunidades na área de Olinda”, afirmou.


Nesta manhã, a Defesa Civil do estado emitiu alertas para celulares dos moradores de Recife e Jaboatão dos Guararapes. As mensagens indicam risco elevado de deslizamentos de barreiras e inundações.

Já a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) publicou um aviso de chuvas moderadas a fortes para a Região Metropolitana do Recife e Mata Norte, válido para esta sexta e sábado (2).

Em relação às regiões de Mata Sul e Agreste, o aviso segue em nível amarelo, com pancadas de intensidade moderada e pontualmente fortes.

Ações conjuntas

Na tarde desta sexta, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, escreveu em suas redes sociais que conversou sobre a situação no estado com autoridades como a governadora Raquel Lyra, o ex-prefeito João Campos e o senador Humberto Costa (PT-PE).

“Estamos atuando em apoio ao povo pernambucano, em razão das fortes chuvas que atingiram a Grande Recife e outras regiões de Pernambuco”, afirmou.

Já o ministro da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), José Guimarães, frisou que o governo orientou autoridades locais sobre a decretação de estado de calamidade pública para que o governo federal possa atuar.

“Com isso, o governo federal poderá realizar o reconhecimento sumário da situação e adotar, com rapidez, as medidas necessárias para minimizar os impactos e reduzir o sofrimento das populações atingidas”, declarou.

“A união de esforços é fundamental para enfrentar a tragédia, salvar vidas e evitar maiores perdas”, concluiu Guimarães.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.