Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que país deu ‘lição de democracia’ e ‘passo importante’ com prisão de Bolsonaro

Presidente classificou julgamento do STF como ‘primoroso’ e disse que todas as acusações partem de envolvidos na tentativa de golpe

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luiz Inácio Lula da Silva afirma que Brasil deu um "passo importante" com a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.
  • Lula classifica o julgamento do STF como "primoroso" e destaca que todas as acusações foram feitas por envolvidos na tentativa de golpe.
  • O presidente expressou satisfação pela demonstração de democracia e não pela prisão em si.
  • Decisão do STF é definitiva e os condenados começarão a cumprir pena, sem questionamentos sobre a decisão.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula disse que prisão de Bolsonaro é 'lição de democracia Ricardo Stuckert / PR - 26.11.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (26), que o Brasil deu “um passo importante” e uma “lição de democracia” ao condenar e prender o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares por tentativa de golpe de estado.

“Ontem esse país deu um passo importante. Esse país ontem deu uma lição de democracia ao mundo”, afirmou Lula, durante cerimônia para sancionar a isenção no IR (Imposto de Renda) a quem ganha até R$ 5.000.


Lula também disse estar feliz, mas negou que o sentimento seja pela prisão de alguém, e sim estaria relacionado a demonstração de democracia. “Esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude.”

Leia mais

O presidente ainda afirmou que não existem questionamentos à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que tornou as condenações de Bolsonaro e outros sete definitivas. A etapa representa que não cabem mais recursos e que eles começarão o cumprimento de pena.


“Sem nenhum alarde, a justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou às ameaças de fora e fez um julgamento primoroso onde não tem uma acusação de oposição. É tudo acusação de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe nesse país“, sustentou.

Prisão de Bolsonaro

Na terça-feira (26), o STF decretou o trânsito em julgado do processo da trama golpista e, com isso, o início do cumprimento das penas dos condenados no núcleo 1. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão e deverá ficar preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde já cumpria prisão preventiva desde sábado (22).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.