Lula diz que pode ser candidato à reeleição para evitar que ‘negacionistas’ governem o país
Presidente diz que eventual candidatura à reeleição vai depender, também, do estado de saúde dele
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (18) que pode se candidatar à reeleição em 2026 para não permitir que o Brasil seja governado por um “fascista” ou um “negacionista”. A declaração foi dada nesta terça-feira (18) durante entrevista a uma rádio.
Leia mais
“Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que meus 80 anos virarão 40, e virarei candidato”, comentou o presidente.
Lula argumentou querer evitar que o país volte a ser governado por uma pessoa semelhante ao antecessor dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um fascista, não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista como nós já tivemos.”
De todo modo, Lula destacou que tudo vai depender das condições de saúde dele. “[Disputar a reeleição] não é a primeira hipótese. Vamos ter que pensar muito. Eu sei que vou estar com 80 anos, vou ter que medir meu estado de saúde, qual minha resistência física, porque quero ter responsabilidade com o Brasil”, disse.
“Eu, primeiro, não quero discutir reeleição em 2026 porque tenho apenas um ano e sete meses de mandato. Eu quero cumprir aquilo que prometi ao povo brasileiro. Tem muita gente boa para ser candidato, eu não preciso ser candidato”, completou.