Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que relação política é ‘química’ durante discurso no Panamá

Presidente celebrou acordo de cooperação e reafirmou a importância da neutralidade do Canal do Panamá

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luiz Inácio Lula da Silva foi condecorado com a Ordem Manuel Amador Guerrero no Panamá.
  • Durante seu discurso, enfatizou a importância das relações humanas na política, comparando-as a "química".
  • Lula destacou um novo Acordo de Cooperação que facilitará investimentos e comércio entre o Brasil e o Panamá.
  • O presidente defendeu a neutralidade do Canal do Panamá, essencial para o comércio internacional, e enviou proposta ao Congresso Nacional do Brasil sobre o tema.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula e o presidente panamenho, José Raúl Mulino, assinaram pacto para investimentos Ricardo Stuckert/PR - 28.01.2026

Após ser condecorado com a Ordem Manuel Amador Guerrero nesta quarta-feira (28), no Panamá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a homenagem e afirmou que a relação política é uma relação “química”.

“A relação política, o aperto de mão, o abraço, o olhar no olho, vale mais do que ’800 zaps’. Vale mais do que milhares de e-mails. É a relação humana que é assim. Nós não somos algoritmos, nós somos seres humanos, que reagimos de acordo com a emoção que a gente sente no momento”, declarou.


A entrega da mais alta honraria concedida pelo Panamá ocorreu após uma extensa reunião bilateral com o presidente panamenho José Raúl Mulino. Lula chegou a pedir desculpas por não poder participar do almoço com líderes para retornar ao Brasil.

Leia mais

Segundo o presidente, o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos vai dinamizar o fluxo comercial e de capital entre os dois países, e ampliar a importação de produtos panamenhos.


“Avançamos nas tratativas sobre acordo de preferências tarifárias que queremos firmar no amparo da adesão do Panamá como Estado Associado do Mercosul”, destacou o presidente.

Participação no Fórum Econômico

O presidente brasileiro fez a sua primeira viagem internacional de 2026 para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que ocorre nesta quarta e quinta (29) na Cidade do Panamá.


Convidado de honra, Lula discursou após o presidente panamenho e defendeu a neutralidade do Canal do Panamá, essencial para o comércio internacional.

À tarde, ele voltou a falar que apoia integralmente a soberania do país sobre o Canal do Panamá e ressaltou que enviou ao Congresso Nacional do Brasil uma proposta da decisão formal do protocolo de neutralidade do canal.


“Há quase três décadas o Panamá administra de forma eficiente, segura e não-discriminatória essa via fundamental para a economia mundial”, frisou.

Os presidentes também assinaram acordos de cooperação em turismo e gestão portuária, além de serviços aéreos, para dar mais segurança jurídica ao transporte de cargas.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.