Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula diz que tem muito a conversar com Biden e deve ir aos EUA após diplomação

Presidente eleito garante que só poderá viajar após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 12 de dezembro

Brasília|Do R7, em Brasília


Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa no CCBB
Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa no CCBB

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira (2) que deve ir aos Estados Unidos para conversar com o presidente americano, Joe Biden, só após a diplomação, que será no dia 12 de dezembro. Como adiantou o R7, o petista deve fazer a primeira viagem oficial ao exterior antes de tomar posse.

"Na segunda veio um representante do presidente Biden para conversar e discutir data. Eu não posso viajar antes da diplomação. Se for possível [viajar] será depois do dia 12, quando for diplomado", afirmou, em coletiva de imprensa na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.

Segundo o presidente eleito, ele e o democrata têm "muito o que conversar". "Penso que vamos conversar sobre política, sobre a relação do Brasil e Estados Unidos, quero conversar sobre o papel do Brasil na nova geopolítica mundial, falar sobre a guerra da Ucrânia - que não há necessidade de ter guerra. Além dos assuntos que ele quiser conversar comigo", completou o petista.

Se confirmada, esta será a primeira viagem oficial do futuro presidente antes do novo mandato. Em novembro, ele já fez uma rodada internacional com chefes de Estado durante a 27ª Conferência do Clima da ONU (COP27), no Egito, como convidado. Biden também esteve na conferência, mas foi embora antes da chegada de Lula.

Antes de retornar ao Brasil, o presidente eleito esteve também em Portugal e se reuniu com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.