Lula diz que vai convocar reunião com Congresso e Supremo para combater violência contra a mulher
Presidente participou de evento que celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na tarde desta segunda-feira (8) que vai lutar para combater os casos de violência contra as mulheres no Brasil.
De acordo com ele, uma reunião será convocada com os Poderes Legislativo e Judiciário, além de outros atores, para discutir o assunto ainda neste ano.
“Eu vou convocar uma reunião com os poderes da República. É importante envolver o Congresso Nacional, Senado e Câmara, a Suprema Corte, Superior Tribunal de Justiça, os tribunais de Justiça dos estados, os sindicalistas, evangélicos. É preciso todo mundo para a gente fazer um mutirão educacional para esse país”, disse.
O Palácio do Planalto passa por momento delicado na relação com o Congresso, principalmente com o Senado, após o desgaste pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF.
Leia mais
Segundo Lula, o fim do ano é um período complicado para reunir todas as pessoas, mas ele diz que vai assumir o compromisso de levar o tema adiante. Durante sua fala, o presidente também ressaltou que é preciso mudar a cultura.
“É importante que o governo crie as condições de facilitar denúncia e crie as condições de proteção, mas a verdade é que nós homens temos que mudar de comportamento”, afirmou.
Lula lembra tentativa de Bolsonaro romper tornozeleira
O chefe do Executivo ainda mencionou o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro — preso após ser condenado por tentativa de golpe de Estado —, que tentou tirar a tornozeleira eletrônica quando estava em prisão domiciliar em Brasília.
“A mulher tem medo de fazer a denúncia porque a vingança pode ser maior. Coloca a tornozeleira, o cara não pode chegar perto da casa. Mas quem está lá dentro sozinha é a mulher. E o safado aparece e, quando ele aparece, aparece mais nervoso. Parece até um presidente da República que tentou dar um golpe nesse país e que tentou tirar a tornozeleira eletrônica.”
As falas do presidente foram dadas durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que celebra os 20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













