Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%, aponta Genial/Quaest
Desaprovação do presidente se manteve numericamente igual ao resultado anterior da pesquisa
Brasília|Do R7, com Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11).
Segundo o levantamento, a gestão do petista é aprovada por 45% da população, enquanto 6% dos entrevistados não souberam responder.
Os índices apontam para um empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais. A desaprovação manteve o resultado numérico apresentado na rodada anterior da pesquisa, divulgada em janeiro. A aprovação oscilou dois pontos percentuais para baixo.
Leia mais
Segundo a pesquisa, 39% dos brasileiros avaliam o governo Lula como negativo. Outros 33% acham a gestão federal positiva. Para 26%, a administração é regular, enquanto 2% não responderam. Em relação ao levantamento anterior, todos os índices oscilaram dentro da margem de erro.
A Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00249/2026.
Projeção de 2º turno
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira também mostrou que Lula continua à frente nos sete cenários de segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Entre os adversários avaliados, a menor diferença aparece no confronto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Na simulação mais recente entre os dois, Lula tem 43% das intenções de voto, contra 38% de Flávio. Brancos, nulos ou eleitores que dizem que não vão votar somam 17%, e 2% estão indecisos.
A vantagem do petista era maior em agosto do ano passado. Naquele momento, Lula tinha 48%, contra 32% de Flávio Bolsonaro — uma distância de 16 pontos percentuais.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














