Lula embarca para a Assembleia Geral da ONU em última participação do atual mandato
Presidente deve reforçar a defesa intransigente do multilateralismo e do direito internacional; Itamaraty não deu detalhes do discurso
Brasília|Deborah Hana Cardoso, da RECORD
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste domingo (20) a Nova York para participar da 81ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A viagem marca a última participação do petista no evento multilateral durante este terceiro mandato presidencial.
Lula concorre à reeleição em busca do quarto mandato.
Como de praxe, o discurso de abertura da assembleia será feito pelo Brasil, considerado um país neutro. Lula deve reforçar a defesa intransigente do multilateralismo e do direito internacional. O Itamaraty não deu detalhes sobre o discurso.
Apesar da expectativa diplomática gerada pela presença de Donald Trump, presidente dos EUA, e outros líderes, o Itamaraty confirmou que não há previsão de reunião bilateral entre Lula e o presidente norte-americano.
Leia Mais
O petista retorna a Brasília no dia 22 de setembro. Já o ministro Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, permanecerá em Nova York ao longo de toda a semana.
O chanceler presidirá duas reuniões ministeriais de destaque: o encontro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a reunião da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.
Vieira também chefiará a participação brasileira em encontros de blocos como Brics, G20, Celac e CPLP.
A comitiva brasileira em Nova York contará ainda com a presença de outros ministros de Estado, incluindo os titulares das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Povos Indígenas; e Igualdade Racial.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













