Brasília Lula evita dizer se ministro do Planejamento terá perfil técnico

Lula evita dizer se ministro do Planejamento terá perfil técnico

Presidente eleito afirmou apenas que titular deverá ser afinado com o chefe do Ministério da Fazenda

  • Brasília | Plínio Aguiar, Bruna Lima e Hellen Leite, do R7 em Brasília

Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou dizer, nesta sexta-feira (9), se o futuro ministro do Planejamento terá um perfil mais técnico e afirmou apenas que o titular deverá ser afinado com o comandante da Fazenda, para que não haja divergência entre as pastas.

“O perfil será de um cara que esteja apto a cuidar do Ministério do Planejamento, do Orçamento, e que seja um ministro bastante afinado com o Ministério da Fazenda. É preciso que trabalhem juntos, pensem juntos, para que não haja muita divergência entre os dois ministérios”, disse Lula.

A declaração foi dada pelo presidente eleito ao ser questionado sobre a necessidade de escolher um nome de perfil mais técnico no Planejamento para fazer contrapeso ao ministro da Fazenda, cujo escolhido foi Fernando Haddad (PT) — que é considerado pelo mercado um articulador mais político.

A partir do ano que vem, o atual Ministério da Economia será dividido em três: Fazenda, Planejamento e da Indústria e Comércio e Serviços. O anúncio dos ministros dessas duas últimas pastas deverá ser feito na semana que vem, segundo Lula.

Entre os cotados para assumir o Ministério de Planejamento estão o economista Pérsio Arida e o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), que foi coordenador da campanha de Haddad ao Governo de São Paulo neste ano.

Últimas