Lula evita dizer se ministro do Planejamento terá perfil técnico
Presidente eleito afirmou apenas que titular deverá ser afinado com o chefe do Ministério da Fazenda
Brasília|Plínio Aguiar, Bruna Lima e Hellen Leite, do R7 em Brasília
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou dizer, nesta sexta-feira (9), se o futuro ministro do Planejamento terá um perfil mais técnico e afirmou apenas que o titular deverá ser afinado com o comandante da Fazenda, para que não haja divergência entre as pastas.
“O perfil será de um cara que esteja apto a cuidar do Ministério do Planejamento, do Orçamento, e que seja um ministro bastante afinado com o Ministério da Fazenda. É preciso que trabalhem juntos, pensem juntos, para que não haja muita divergência entre os dois ministérios”, disse Lula.
Leia também
A declaração foi dada pelo presidente eleito ao ser questionado sobre a necessidade de escolher um nome de perfil mais técnico no Planejamento para fazer contrapeso ao ministro da Fazenda, cujo escolhido foi Fernando Haddad (PT) — que é considerado pelo mercado um articulador mais político.
A partir do ano que vem, o atual Ministério da Economia será dividido em três: Fazenda, Planejamento e da Indústria e Comércio e Serviços. O anúncio dos ministros dessas duas últimas pastas deverá ser feito na semana que vem, segundo Lula.
Entre os cotados para assumir o Ministério de Planejamento estão o economista Pérsio Arida e o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), que foi coordenador da campanha de Haddad ao Governo de São Paulo neste ano.