Lula exonera ministros para votarem em sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet
Titulares das pastas da Educação, Agricultura e Pecuária, Transportes e Desenvolvimento Social são senadores licenciados
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou quatro ministros que também são senadores para votarem nas sabatinas que avaliam as indicações de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta quarta-feira (13). Os chamados "ministros-senadores" são Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Camilo Santana (Educação), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). As exonerações foram publicadas em edições do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta e terça (12). A sessão dos dois indicados vai acontecer de forma simultânea a partir das 9h.
Para conseguir a aprovação, os candidatos precisam obter o aval dos parlamentares da Comissão de Constituição de Justiça do Senado e do plenário da Casa. Os nomes foram anunciados no final de novembro. As perguntas serão feitas em bloco, e os indicados responderão um após o outro.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Depois da votação dos senadores, os nomes serão encaminhados para avaliação no plenário do Senado, o que pode ocorrer ainda nesta quarta. A votação também é secreta. Para serem aprovados, Dino e Gonet precisam de pelo menos 41 votos positivos dos 81 senadores.
Os nomes dos indicados foram anunciados no fim de novembro, antes da viagem de Lula para os Emirados Árabes Unidos, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28).