Lula fala sobre isenção do IR em 1º pronunciamento de 2026: ‘Justiça tributária’
Presidente fez um vídeo onde afirmou que o seu dever é cuidar do povo brasileiro
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 representa um avanço na justiça tributária do país.
A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (1º), marcando o primeiro pronunciamento do chefe do Executivo em 2026.
Na mensagem, Lula celebrou a entrada em vigor da lei que isenta do Imposto de Renda os trabalhadores com renda mensal de até R$ 5.000. Segundo o presidente, a medida beneficia diretamente milhões de brasileiros ao ampliar a renda disponível das famílias.
“Para milhões de brasileiras e brasileiros, o último dia do ano também será o último dia com o Imposto de Renda descontado no salário. A partir de janeiro, milhões de famílias terão dinheiro extra todos os meses”, afirmou.
leia mais
O presidente destacou ainda que a mudança tende a aliviar o orçamento doméstico e gerar impactos na economia. “Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia e beneficiar o país inteiro”, disse.
No vídeo, Lula disse que a iniciativa está alinhada ao compromisso do governo de valorizar o trabalho e reduzir desigualdades.
“É mais dinheiro no bolso de quem vive do próprio trabalho e mais justiça tributária para o Brasil”, declarou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











