Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula fará reunião ministerial com ‘balanço’ de dois anos de governo, diz Rui Costa

Encontro deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro

Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

Lula fará reunião ministerial com ‘balanço’ de dois anos de governo, diz Rui Costa Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta segunda-feira (6) que organiza uma reunião ministerial para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer um “balanço” de dois anos de seu terceiro mandato. O encontro está previsto para acontecer na segunda quinzena de janeiro segundo o ministro.

A fala de Costa ocorreu após uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília. Durante a reunião, eles trataram sobre a “rotina do governo” e sobre as medidas necessárias para regulamentar as leis aprovadas pelo Congresso no âmbito do pacote de corte de gastos do governo federal, a exemplo de portarias e decretos.

LEIA MAIS

“Vamos colocar agora a mão na massa, fazer as portarias, os decretos necessários, assim como preparar a reunião ministerial, que será na segunda quinzena de janeiro, e juntos vamos preparar essa reunião, porque o presidente quer fazer um balanço dos dois anos de governo, das medidas que foram votadas e do que faremos juntos”, declarou Costa a jornalistas.

Na reunião, segundo Haddad, a dupla ainda falou sobre o Orçamento de 2025, que não foi votado pelo Congresso no ano passado e deve ser analisado entre fevereiro e março. Apesar de negar qualquer impacto negativo nas contas, a ala governista pressiona para aprovar a peça orçamentária no início do retorno do recesso parlamentar.


Em dezembro, os deputados e senadores avaliaram apenas a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para este ano, que pavimenta o caminho para Orçamento. Pelas normas, quando a aprovação não ocorre a tempo, o Executivo só pode executar 1/12 da previsão orçamentária estabelecida pela LDO.

Haddad se encontrou com Lula pela manhã

O ministro antecipou o fim das férias e retornou a Brasília nesta manhã, quando teve um encontro com Lula. Mais cedo, Haddad afirmou não ter conversado com o presidente a respeito do corte de gastos do governo federal, aprovado pelo Legislativo nos últimos dias de 2024.

“[A reunião desta segunda foi para] apresentar para ele o planejamento do Ministério da Fazenda, já agendando reuniões futuras, inclusive prevendo a instalação dos trabalhos legislativos. Conversamos sobre outros temas — mais o planejamento do ano e a questão do orçamento, que precisa ser votado”, acrescentou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.