Lula, Flávio e Eduardo Bolsonaro são os nomes mais cotados nas redes sociais para eleições 2026
Entre os perfis com destaque nas redes, estão, também, o de Michelle Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) são os nomes mais cotados na disputa para as eleições presidenciais de 2026, nas redes sociais.
A pesquisa, feita pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, analisou o índice de relevância dos políticos nas redes e elencou a presença digital dos perfis no Instagram, X, Facebook, YouTube e TikTok, entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho de 2025. Os dados não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na avaliação não é levado em conta se os nomes são citados de forma positiva ou negativa.
Leia Mais
Lula obteve um desempenho de 79,76 pontos em uma escala de 0 a 100, o maior entre os presidenciáveis. Após o chefe de Estado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro foi destaque, com 58,76 pontos e, em seguida, o senador Flávio Bolsonaro (49,02).
Lista completa de pontuação dos 11 perfis analisados
- Lula (79,76)
- Eduardo Bolsonaro (58,76)
- Flávio Bolsonaro (49,02)
- Tarcísio de Freitas (30,14)
- Fernando Haddad (12,96)
- Michelle Bolsonaro (12,85)
- Romeu Zema (12,01)
- Ronaldo Caiado (11,78)
- Ciro Gomes (10,10)
- Ratinho Júnior (8,84)
- Eduardo Leite (7,75)
No TikTok e Instagram, o presidente Lula obteve maior desempenho. Nas outras três redes sociais (X, Facebook e YouTube), Eduardo Bolsonaro foi o melhor colocado. Já Michelle Bolsonaro aparece em 6º lugar entre os 11 analisados, mesmo não tendo contas em três das cinco redes analisadas.
“O presidente Lula manteve o 1º ou 2º lugar em todas as plataformas, demonstrando maior capacidade de mobilização nas redes sociais. Por outro lado, os irmãos Eduardo e Flávio Bolsonaro reforçaram a polarização do cenário político, se revezando nas 3 primeiras posições e mantendo o engajamento do campo da direita”, explica o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.
“Vale lembrar que o levantamento considera apenas o volume de interações obtidas por cada perfil, independentemente de seu caráter positivo ou negativo”, completa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
