Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula inaugura complexo industrial que pode produzir 15% dos fertilizantes fosfatados do Brasil

Centro industrial está localizado em Serra do Salitre, no interior de Minas Gerais, e o investimento é de US$ 1 bilhão

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

  • Google News
Lula inaugura complexo mineroindustrial em MG
Lula inaugura complexo mineroindustrial em MG Ricardo Stuckert/Presidência da República - 07.03.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (13) da inauguração do complexo industrial de uma mineradora internacional em Serra do Salitre (MG). Com investimento de US$ 1 bilhão, é a primeira unidade da empresa, que tem base na Suíça, fora do continente europeu. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou da agenda, assim como ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura).

A previsão é de que o complexo chegue a fornecer 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira — o equivalente a 15% da produção nacional. "Toda a produção do complexo será destinada ao mercado interno, para apoiar a produtividade da agricultura brasileira e, como consequência, fortalecer a segurança alimentar das gerações presentes e futuras", diz o Palácio do Planalto. 


Durante a agenda, Lula fez um afago ao governador Romeu Zema. "Nunca perguntei ao governador se ele é corintiano, atleticano ou cruzeirense. Nunca perguntei. Aqui em Minas Gerais quando o cara não quer dizer o que ele é, diz que é América. Eu acho que sou o único presidente que fala que sou corintiano, mesmo quando estou em público adverso. Em Minas Gerais, eu sou cruzeirense, mesmo sabendo que a maioria é atleticana", disse o petista.

Em outro momento, o presidente da República defendeu que o país dê um salto de qualidade nos produtos. "Lembro que o Cerrado brasileiro na década de 1970 era visto como terra "imprestável". Depois que houve o manejo na terra, passou a ser a região mais produtiva. Houve também o avanço do café brasileiro, não da capacidade de produção, mas da qualidade. As pessoas têm café de qualidade e o mundo precisa aprender que o Brasil produz café de qualidade. Mas nosso café ainda precisa de divulgação. (...) O Brasil precisa dar um salto de qualidade."


Complexo mineroindustrial

O complexo integra desde a extração do fosfato, matéria-prima principal, até a produção de fertilizantes granulados. A planta industrial também produzirá 1 milhão de toneladas anuais de ácido sulfúrico e 240 mil toneladas de ácido fosfórico, subprodutos usados no processo de produção do próprio fertilizante.

O empreendimento tem área total de quase 20 milhões de metros quadrados. "A companhia espera envolver 1,5 mil colaboradores, com atuação direta, indireta e contínua na operação. Durante as obras, foram gerados 3,5 mil empregos diretos no complexo, com a adoção de uma política de desenvolvimento e capacitação profissional que prioriza a contratação de mão de obra local", informou o governo.


A unidade conta com sistema de barragens de três estruturas geotécnicas, um centro de monitoramento e controle geotécnico, com inspeção visual diária. O empreendimento inclui radar, sistema de câmeras a jusante e instrumentos automatizados, que permitem o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana.

Fertilizantes

O Brasil é responsável por 8% do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás de China, Índia e dos Estados Unidos. Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa.

Na tentativa de mudar esse cenário, o Confert (Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas) aprovou em novembro do ano passado as diretrizes, metas e ações do novo PNF (Plano Nacional de Fertilizantes). O principal objetivo é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atender entre 45% e 50% da demanda interna e gerar oportunidades e empregos para os brasileiros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.