Lula levou reeleição e pauta econômica a jantar com Motta e líderes
Encontro teve tom de ‘confraternização’ e previsão governista para queda da taxa de juros
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O jantar entre o presidente Lula, alguns ministros e líderes da Câmara teve tom de “confraternização”, sem alinhamento ou pedidos de pauta para deputados, segundo relatos de parlamentares ao R7.
Sob reserva, deputados que estiveram no encontro consideram que a noite foi “positiva” e recheada de falas de Lula a favor da pauta econômica, a exemplo do controle da inflação e da redução do desemprego.
Os temas têm ganhado destaque em discursos públicos do petista, que não escondem o plano de disputa à reeleição.
Outro destaque na pauta da noite foi o otimismo do Planalto para uma redução da taxa de juros, a Selic. Uma queda de 15% foi confirmada pelo Banco Central e deve fazer parte da próxima reunião do comitê que discute as políticas monetárias do país, em março.
O assunto entrou na pauta em meio à repercussão da troca de comando do Banco Central. Com o fim do mandato do atual presidente, Gabriel Galípolo, Lula fará uma indicação. O cotado é Guilherme Mello, secretário no Ministério da Fazenda e crítico à Faria Lima.
Segundo relatos, Lula ainda fez comparações de entregas entre governos anteriores e a sua terceira gestão. Nas redes sociais, o presidente afirmou que o jantar foi em agradecimento ao apoio aos projetos enviados pelo governo
“Mais do que isso, pelo empenho de cada um na aprovação de projetos tão importantes para o Brasil e os brasileiros, como o da reforma tributária e da isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais. Foi uma noite muito agradável de conversas e histórias”, escreveu o petista.
Jantar na Granja do Torto
O encontro contou com a presença do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), líderes da base governista — com destaque para os representantes do União Brasil, Pedro Lucas (MA), e do PP, Dr. Luizinho (RJ).
Os dois partidos anunciaram rompimento com o governo em setembro do ano passado. A busca por apoio do União tem sido construída por governistas, a exemplo da indicação do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















