Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula diz que nome para STF não será um amigo, mas quem cumpra a Constituição

Presidente disse que ficou surpreso com anúncio da aposentadoria de Luís Roberto Barroso

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Luiz Inácio Lula da Silva considerou apressada a aposentadoria de Luís Roberto Barroso do STF.
  • Ele pretende indicar um ministro competente, não um amigo, para a Suprema Corte.
  • Lula destacou a importância de escolher alguém que cumpra a Constituição brasileira.
  • O presidente fará consultas e anunciará sua decisão ao retornar ao Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita aos escritórios do mecanismo de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Sede da FAO – Roma (Itália)
Lula disse que vai conversar com muita gente do governo antes de definir substituto de Barroso Ricardo Stuckert / PR - 13.10.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (13) que considerou precipitada a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso de anunciar antecipadamente sua aposentadoria.

“Imaginava que ele iria se afastar, mas que iria demorar um pouco mais”, disse.


Durante coletiva de imprensa em Roma, Lula foi questionado sobre o perfil do próximo ministro a assumir a cadeira no lugar de Barroso. Ele respondeu que não pretende indicar “um amigo”, mas uma pessoa que cumpra a Constituição brasileira.

leia mais

“Quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, mas quero uma pessoa que seja, antes de tudo, gabaritada para ser ministro da Suprema Corte”, afirmou.


“Não quero um amigo, quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira. É essa a qualidade que eu quero. É a única que eu quero. Foi assim com todos os ministros que indiquei até agora e vai continuar sendo assim. Quando chegar ao Brasil, vou conversar com muita gente do meu governo, vou tomar uma decisão e vou anunciar”, acrescentou o presidente.

Nesta segunda, Lula participou, em Roma, da abertura do Fórum Mundial da Alimentação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.