Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula participa de almoço de Natal com repatriados da Faixa de Gaza

Ao todo, são 30 pessoas resgatadas da área de conflito no Oriente Médio; elas estão em Brasília desde o último sábado (23)

Brasília|Hellen Leite e Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Lula almoça com repatriados da Faixa de Gaza
Lula almoça com repatriados da Faixa de Gaza Lula almoça com repatriados da Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou nesta segunda-feira (25) com um grupo de repatriados da Faixa de Gaza. O almoço de Natal ocorreu no Hotel de Trânsito, na Base Aérea de Brasília. O grupo, de 30 pessoas, chegou à capital federal em uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), no último sábado (23), em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz. Ao todo, são 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens.

Acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva e de Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, Lula voltou a criticar o conflito na região e a defender a criação de um Estado palestino. "Há muito tempo eu defendo a criação do Estado palestino, e continuamos brigando na ONU para que seja construído o Estado palestino [para] que os povos possam viver em paz", afirmou. 

"É humanamente impossível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Não é possível a morte de tantas mulheres, crianças, e a destruição de todo o patrimônio construído pelo povo palestino", completou.

"Eu tenho certeza de que vocês serão tratados da forma mais amistosa e respeitosa possível. Eu sei que ainda tem algumas pessoas aqui que estão aguardando outros parentes serem liberados. O nosso governo vai continuar a conversar com todos os governos, inclusive com o governo de Israel", finalizou o presidente.

Publicidade

Desde o início da guerra, em 7 de outubro, este é o 12º voo de repatriação coordenado pelo governo federal. Com essas 30, a operação chega a um total de 1.555 pessoas resgatadas, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, em Gaza e na região da Cisjordânia. Além deles, os aviões trouxeram 53 animais.

O presidente vai passar o dia em Brasília e, nesta terça-feira (26), deve embarcar para a base da Marinha no litoral sul do Rio de Janeiro, na restinga de Marambaia, onde passará a virada do ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.