Lula participa de celebração de 10 anos de campus da UFSCar e anuncia investimentos
Na ocasião, presidente e ministro da Educação, Camilo Santana, vão detalhar novas verbas direcionadas para a instituição
Brasília|Do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar, nesta terça-feira (23), da cerimônia de celebração dos 10 anos de atividades do campus Lagoa do Sino da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em Buri, no interior de São Paulo. Na ocasião, o governo deve anunciar investimentos na instituição educacional. O ministro da Educação, Camilo Santana, também estará presente.
Leia mais
No início deste ano, o governo apresentou a criação de 100 novos institutos federais e expansão de determinadas instituições. Desde então, o presidente e o ministro têm ido aos respectivos lugares para uma exposição detalhada. O governo federal prometeu investir até o fim do mandato R$ 4,5 bilhões do PAC (Novo Programa de Aceleração do Crescimento) na educação superior.
O campus Lagoa do Sino foi criado após a doação do terreno, por parte do escritor Raduan Nassar, para a universidade, em 2011. O espaço está localizado no Vale do Ribeira e as atividades universitárias contribuem diretamente para o desenvolvimento social da região, com valorização da agricultura familiar, a principal atividade econômica da área.
Nassar esteve recentemente com Lula, em encontro realizado em São Paulo. O escritor doou a fazenda de 623 hectares em 2011. O início das atividades da universidade se deu em 2014 com o recebimento das primeiras turmas de graduação dos cursos de engenharia agronômica, engenharia de alimentos e engenharia ambiental.
De acordo com a instituição, o campus encontra-se fundamentado em três eixos: soberania e segurança alimentar, agricultura familiar e proteção da biodiversidade. Diante do cenário, á também uma relação direta da universidade com comunidades indígenas e quilombolas locais.