Lula deve retornar ao Brasil neste domingo
Ricardo Stuckert/PR - 24.8.2023O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, neste domingo (27), da 14ª Conferência de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe. Esta será a última etapa da viagem do chefe do Executivo brasileiro ao continente africano. Lula já passou pela África do Sul, onde se reuniu com a cúpula do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e por Angola, em visita oficial.
Veja também
-
Brasília
Lula defende ampliação do Brics e diz que não tem ‘preferência ideológica’ na relação internacional
-
Brasília
Lula pede reforma no Conselho de Segurança da ONU e critica entidade: ‘Ficou enfraquecida’
-
Brasília
Investigada pela PF por suposta venda ilegal de joias da Presidência, Michelle diz que vai lançar 'Mijoias'
Formada por oito países de língua portuguesa — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste —, a comunidade visa facilitar a integração e cooperação entre as nações e em conjunto com outras entidades internacionais.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante o encontro, deverão ser discutidas duas propostas encaminhadas pelo governo brasileiro, que incluem a criação de redes nas áreas de direitos humanos e a formação de diplomatas, além de uma reforma administrativa da CPLP. A presidência temporária da comunidade também será transferida de Angola para São Tomé e Príncipe até 2025.
Lula e a delegação brasileira devem embarcar de volta ao Brasil ainda na tarde de domingo (27).
Brasil e São Tomé e Príncipe mantêm relações diplomáticas desde que o país africano se tornou independente de Portugal, em 1975. Segundo o governo brasileiro, as duas nações mantêm programas de cooperação técnica nas áreas de educação, saúde, informatização do governo local, agricultura, alfabetização de adultos, defesa, infraestrutura urbana, polícia, previdência social, recursos hídricos e prevenção e controle do HIV/Aids.