Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula reclama que Bolsonaro tratou países africanos com ‘indiferença’

Presidente da República critica antecessor e fala em ampliar laços com nações da África: ‘Vamos corrigir esses erros’

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Série de visitas acontece após a reunião do Brics
Série de visitas acontece após a reunião do Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas nesta sexta-feira (25) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo tratamento dado por ele aos países da África ao longo do mandato à frente do governo brasileiro. Segundo Lula, sob o comando de Bolsonaro o Brasil foi indiferente em relação ao continente africano.

“Nos últimos anos, lamentavelmente o Brasil tratou os países africanos com indiferença. Pela primeira vez desde a redemocratização, tivemos um presidente que não fez nenhuma visita à África”, reclamou Lula durante visita oficial a Angola.

“Embaixadas brasileiras foram fechadas. A cooperação foi abandonada. Deixamos de atuar juntos nos foros internacionais. Vamos corrigir esses erros. E vamos alçar nossa parceria estratégica a um novo patamar”, acrescentou o presidente.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

As falas de Lula ocorreram durante visita oficial a Angola, em uma cerimônia com membros do governo. Ao fim do encontro, o chefe do Executivo brasileiro fez uma declaração à imprensa e falou em ampliar os laços com o continente.


“O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, e de lá para cá todos os governantes deram atenção a Angola. Apenas nos últimos tempos, quando o país foi tomado pelo ódio, pela fake news e pela mentira, por um presidente que não gostava de ninguém, Angola foi esquecida”, disse Lula.

“O Brasil vai voltar ao continente africano. Quero visitar o máximo de países que puder visitar, fazer o máximo de acordos que puder fazer, contribuir com transferência de tecnologia onde puder contribuir. Angola sempre será nossa porta de entrada nesse continente”, acrescentou o presidente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.