Lula participa de mutirão que vai realizar 29 mil atendimentos de saúde neste sábado
Ação simultânea ocorre em 45 hospitais universitários da rede Ebserh em todo o Brasil; ministérios da Educação e Saúde também participam
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste sábado (13), em Brasília, de um mutirão nacional que pretende realizar 29 mil atendimentos de saúde pelo programa Agora Tem Especialistas.
A ação simultânea vai ocorrer em 45 hospitais universitários federais da rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) em todo o Brasil e envolverá cerca de 3.200 profissionais e estudantes.
Os atendimentos são para especialidades como ortopedia, oftalmologia, cardiologia e saúde da mulher. Além de Lula, também participam do evento o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde.
A data foi apelidada de “Dia E” e faz parte do projeto “Ebserh em Ação - Agora tem Especialistas”.
Os atendimentos serão feitos todos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com expectativa de 1.900 cirurgias eletivas, cerca de 4.500 consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias.
Leia mais
Segundo informações do governo federal, o mutirão terá turnos extras e envolvimento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais especialistas, além de aproximadamente 700 estudantes.
O objetivo é reforçar o compromisso com a formação profissional dos estudantes, o atendimento humanizado voltado às necessidades da população e a redução da fila de espera no SUS.
Essa é a segunda edição do “Dia E” neste ano. Em julho, foram realizados 12.464 procedimentos em todo país, sendo 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias.
O governo ressalta que a mobilização também tem uma comemoração simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que o SUS completa 35 anos.
Perguntas e Respostas
Qual é o objetivo do mutirão nacional que Lula participa?
O mutirão nacional tem como objetivo realizar 29 mil atendimentos de saúde pelo programa Agora Tem Especialistas, envolvendo cerca de 3,2 mil profissionais e estudantes em 45 hospitais universitários federais da rede Ebserh.
Quais especialidades médicas serão atendidas durante o mutirão?
Os atendimentos no mutirão incluem especialidades como ortopedia, oftalmologia, cardiologia e saúde da mulher.
Quem mais participa do evento além do presidente Lula?
Além do presidente Lula, participam do evento o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde.
O que é o Dia E e qual é sua importância?
O Dia E é uma data que faz parte do projeto Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas. É uma mobilização que visa reforçar o compromisso com a formação profissional dos estudantes, o atendimento humanizado e a redução da fila de espera no SUS.
Quantos atendimentos estão previstos para o mutirão?
Estão previstos 1.900 cirurgias eletivas, cerca de 4.500 consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias.
Qual foi o resultado da primeira edição do Dia E neste ano?
Na primeira edição do Dia E, realizada em julho, foram realizados 12.464 procedimentos, incluindo 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias.
Por que o mutirão é considerado uma comemoração simbólica?
O mutirão é considerado uma comemoração simbólica para a saúde pública, pois acontece no mês em que o SUS completa 35 anos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














