Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula recebe Lira e líderes no Congresso para discutir projeto das Fake News

Em meio à pressão de big techs e da oposição, presidente discute possibilidade de adiar votação da matéria no plenário

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Lula participa de cerimônia em Brasília
Lula participa de cerimônia em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta terça-feira (2) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes governistas no Congresso para debater o projeto de lei das Fake News e avaliou a possibilidade de adiar a votação da matéria, que está prevista para esta tarde. O encontro não estava marcado na agenda das autoridades.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Os líderes do governo na Câmara e no Senado, José Guimarães (PT-CE) e Jaques Wagner (PT-BA), respectivamente, além de ministros do governo, estiveram na reunião. O Palácio do Planalto passou a cogitar mais tempo para que o projeto seja votado após as big techs começarem campanhas contra a matéria.


Ofensiva

Nos últimos dias, empresas como Google e Twitter iniciaram uma ofensiva contra o projeto, principalmente porque o PL propõe uma regulamentação para as chamadas big techs e prevê que as companhias paguem por conteúdos jornalísticos que publicarem, como já ocorre, por exemplo, na Austrália.

Leia mais: Projeto de lei das Fake News deve ser votado nesta terça-feira


O Google, por exemplo, usou a própria página inicial de buscas para publicar artigos em que critica a proposta de regulamentação das plataformas digitais. Um dos textos divulgados pelo Google tem como título "PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira". Em outro artigo, o Google afirma que o PL "pode piorar a sua internet".

Também preocupa o governo o movimento da oposição para barrar o projeto. Deputados do PL consideram a proposta uma forma de promover a censura e sustentam esse ponto de vista para se posicionar contra ela.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.