Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula relembra cirurgia e anuncia primeiro hospital do SUS com inteligência artificial

Presidente relembrou dificuldades no atendimento após queda e cobrou expansão de hospitais inteligentes pelo país

Brasília|Thays Martins, do R7, em Brasília

  • Google News
Lula participou de evento ao lado de ministros Ricardo Stuckert / PR - 07.01.2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembrou a cirurgia que fez na cabeça no fim de 2024 ao anunciar a construção do primeiro hospital inteligente do SUS (Sistema Único de Saúde), nesta quarta-feira (7). A unidade hospitalar que utilizará IA (Inteligência Artificial) para agilizar tratamentos será construída em São Paulo.

No discurso, Lula relembrou que ao se sentir mal foi atendido em um dos melhores hospitais de Brasília e ainda assim precisou ser transferido para São Paulo para passar pela cirurgia e, como o avião presidencial não estava disponível, teve que aguardar três horas para viajar e mais 1h30 no trajeto até a capital paulista.


“Se isso aconteceu com o presidente, imagina o coitado do povo”, destacou ao cobrar que as unidades com IA sejam implementadas em todos os estados. “Espero que coloque coisa inteligente aqui em Brasília”, brincou.

Leia mais

De acordo com Lula, ao chegar em São Paulo, a equipe médica dele estava chorando, achando que ele poderia ter entrado em coma durante o trajeto. “Da equipe médica, dos quatro que estavam lá, dois estavam chorando, porque achavam que eu poderia ter entrado em coma dentro do avião”, lembrou.


Na ocasião, Lula passou por uma craniotomia após ser identificado um hematoma intracraniano, decorrente de uma queda no banheiro.

Este foi o primeiro evento com a participação de Lula do ano. Também estavam presentes, os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Casa Civil, Rui Costa, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a presidente do banco do Brics, Dilma Rousseff.


Ainda na fala, Lula cobrou os presentes que a construção do hospital seja acelerada. “O povo mais humilde não pode ser ignorado, quem tem dinheiro pega um avião e vai para qualquer lugar do mundo. O pobre não tem avião, ele tem o ônibus, depois de nós, ele tem o SUS”, destacou.

Hospital inteligente

No evento, foi assinado o contrato de R$ 1,7 bilhão com o Novo Banco de Desenvolvimento, Banco do Brics, para a construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil.


O hospital integrará a rede de hospitais e serviços inteligentes com 14 UTIs automatizadas, que funcionarão de forma interligada em diversos estados. A expectativa é que a construção da unidade hospitalar demore cerca de três anos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.