Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula sanciona corte de isenções fiscais, mas veta brecha para pagar emendas do orçamento secreto

Jabuti havia sido bloqueado por decisão de Flávio Dino, do STF; entenda a brecha e o que a nova lei define

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News
O presidente Lula sancionou com veto a lei que revisa isenções fiscais Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, a proposta que previa corte de isenções fiscais, aprovada pelo Congresso Nacional antes do recesso de fim de ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira (26).

O texto, que agora virou lei, prevê uma redução de 10% de benefícios que eram concedidos a diferentes setores da economia. Além de definir um limite para incentivos, de forma que não ultrapassem 2% do PIB (Produto Interno Bruto).


A lei também eleva tributos de apostas esportivas, conhecidas como bets, que passam de 12% para 15% de forma gradativa até 2028. Em 2026, a taxa será de 13%.

Em outra frente, tributos para instituições financeiras, as fintechs, também elevam o imposto sobre lucro passa de 15% e 20%, em 2028. A lei ainda aumenta impostos dos juros sobre JCP (Juros sobre o Capital Próprio).


Com a sanção, fica confirmado que todas as adequações passam a valer em 2026. Ainda não há uma confirmação final de quanto as adequações vão possibilitar para ganhos financeiros ao próximo ano, mas durante a tramitação do Congresso, parlamentares apontaram por uma liberação pouco maior a R$ 22 bilhões nas contas do ano que vem.

Veto a emendas antigas

Apesar do aval, Lula vetou uma parte da lei que previa o pagamento de emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto“ mesmo para situações em que elas haviam sido canceladas.


O trecho foi apontado como um jabuti, e chegou a ser suspenso por decisão do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), no último domingo (21). Segundo avaliação do magistrado, o trecho poderia permitir a liberação de R$ 1,9 bilhão em repasses para estados e municípios sem possibilidade de rastreio.

Veja mais

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.