Lula sanciona lei que cria campanha de conscientização sobre o câncer de pulmão
Agosto Branco será destinado a ações educativas; estimativas do Inca é de 32.560 novos casos por ano de câncer de traqueia, brônquio e pulmão
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria a campanha nacional Agosto Branco, voltada à conscientização sobre o câncer de pulmão. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), para 2025, são esperados cerca de 32.560 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão. A medida foi publicada nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União.
De acordo com a lei, a campanha deverá ser realizada anualmente em agosto, com promoção de ações educativas e informativas sobre sintomas da doença, formas de diagnóstico, prognóstico, tratamento e serviços disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).
As iniciativas poderão ser organizadas por gestores do SUS em cooperação com entidades civis, conselhos e associações profissionais, além de instituições de ensino. O objetivo é ampliar o acesso a informações que possam contribuir para o diagnóstico precoce e o cuidado adequado dos pacientes.
Leia mais
De acordo com o Inca, o tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão, sendo que os sintomas geralmente não ocorrem até que o câncer esteja avançado.
Algumas pessoas, em estágio inicial da doença, chegam a relatar sintomas iniciais, como: tosse persistente, escarro de sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite.
O Inca aponta que a prevenção da doença envolve não fumar, praticar atividade física, evitar o tabagismo passivo e a exposição a agentes químicos (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho.
Perguntas e Respostas
O que é a campanha Agosto Branco sancionada por Lula?
A campanha Agosto Branco foi criada pela lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de pulmão.
Quais são as expectativas do Inca em relação ao câncer de pulmão?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados cerca de 32.560 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão para o ano de 2025.
Como será realizada a campanha?
A campanha será realizada anualmente em agosto e incluirá ações educativas e informativas sobre os sintomas da doença, formas de diagnóstico, prognóstico, tratamento e serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem pode organizar as iniciativas da campanha?
As iniciativas poderão ser organizadas por gestores do SUS em cooperação com entidades civis, conselhos, associações profissionais e instituições de ensino.
Qual é o objetivo da campanha Agosto Branco?
O objetivo da campanha é ampliar o acesso a informações que possam contribuir para o diagnóstico precoce e o cuidado adequado dos pacientes com câncer de pulmão.
Quais são as principais causas e sintomas do câncer de pulmão?
O tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão. Os sintomas geralmente não aparecem até que a doença esteja avançada, mas algumas pessoas em estágio inicial podem relatar tosse persistente, escarro de sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, perda de peso e apetite, além de pneumonia recorrente ou bronquite.
Como pode ser feita a prevenção do câncer de pulmão?
A prevenção do câncer de pulmão envolve não fumar, praticar atividade física, evitar o tabagismo passivo e a exposição a agentes químicos, como arsênio, asbesto, berílio, cromo, rádio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil, que estão presentes em determinados ambientes de trabalho.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
