Lula sanciona lei que cria ‘SUS da Educação’
Medida vai integrar União, estados e municípios, além de proporcionar acesso unificado a informações e serviços
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (31), em Brasília, a lei que institui o SNE (Sistema Nacional de Educação).
A medida fortalece as responsabilidades constitucionais individuais e compartilhadas da União, de estados e municípios, bem como promove um modelo coeso de articulação e colaboração entre as esferas na elaboração, implementação, monitoramento e regulação das políticas públicas educacionais.
Veja mais
Coordenado pelo MEC (Ministério da Educação), o chamado “SUS da Educação” vai integrar dados, informações e evidências educacionais entre os Poderes e definir espaços de negociação e pactuação para reduzir assimetrias nas decisões, na normatização e no desenho e implementação de políticas públicas.
Novidades
Uma das prioridades do SNE é o foco no atendimento universal ao direito à educação inclusiva, diversa e equitativa, por meio de uma ação articulada, sistemática, colaborativa e coordenada entre os entes federativos, de modo a universalizar o acesso, a permanência e a qualidade do ensino que é dirigido às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do país.
Segundo Lula, as informações da criança poderão ser acessadas em tempo real.
“Na verdade, é uma cumplicidade positiva entre os entes federados para que a gente possa consagrar essa revolução na educação brasileira. Isso chama-se soberania, e não haverá soberania sem educação”, afirmou.
O SNE beneficia a sociedade ao promover o conhecimento sobre as responsabilidades de cada ente federativo nas políticas educacionais e dar transparência sobre as instâncias que o cidadão deve acionar para garantir o acesso à política ou direito.
Além disso, vai proporcionar o acesso unificado a informações e serviços na educação, com a disponibilização de plataformas integradas de dados e serviços, como vagas e matrículas, modalidades de ensino, frequência, entre outros.
A redistribuição de recursos educacionais para localidades e populações que mais necessitam, além da garantia da continuidade da trajetória escolar do estudante, são outras previsões asseguradas pelo novo sistema.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
