Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula faz reunião de emergência com Alckmin, Haddad, Fávaro, Sidônio e Jaques neste domingo

A legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, autoriza o Brasil a adotar medidas tarifárias

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News
Lula se reuniu com Alckmin, Haddad, Gleisi, Fávaro, Sidônio e Jaques neste domingo Ricardo Stuckert / PR - 10.7.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros neste domingo (13) no Palácio da Alvorada para discutir a reação do governo ao aviso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que irá taxar os produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto.

Mais cedo, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou em São Paulo que a regulamentação da chamada Lei da Reciprocidade deve ser publicada em decreto até terça-feira (15).


Segundo ele, o objetivo é proteger os interesses do Brasil e, ao mesmo tempo, evitar rupturas comerciais. “O governo vai trabalhar no sentido de reverter essa taxação, porque entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica”, completou.

Alckmin também confirmou que o grupo de trabalho interministerial já está em ação e que haverá reuniões com representantes dos setores privados afetados, como os de aço, carne, café, laranja e outros produtos agrícolas.


A legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, autoriza o Brasil a adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que impuserem barreiras às exportações brasileiras.

Além de Alckmin, estiveram no Palácio da Alvorada os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social), além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.