Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula volta a criticar Netanyahu e diz que governo de Israel é ‘irresponsável’

Presidente comparou situação na Faixa de Gaza com a situação do Brasil após impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília


Pronunciamento foi feito na noite deste domingo Ricardo Stuckert/PR - 22.07.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta terça-feira (23), o governo de Benjamin Netanyahu pelo conflito com o grupo terrorista Hamas. O petista afirmou que Israel é “irresponsável” e que não tem “respeito” por decisões judiciais.

Em outras ocasiões que falou sobre a guerra em Gaza, Lula foi criticado por instituições e autoridades israelenses. “Uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira”, disse a Confederação Israelita do Brasil no início deste ano.

Leia mais

“O que eles fizeram depois do impeachment da Dilma [Rousseff], é o que o [Benjamin] Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso. Agora, esse final de semana, morreram mais 70 pessoas na Faixa de Gaza. Na semana passada, morreram mais 90″, afirmou Lula.

“E quem é que está morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. São mulheres e crianças vítimas dos ataques, todo santo dia, de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional. O mesmo tribunal que condenou o [Vladimir] Putin pela guerra na Ucrânia, condenou Israel por estar fazendo isso com a Faixa de Gaza”, completou.


Ainda segundo o petista, o “povo de Israel também não quer [guerra]” e, sim, paz. “É o governo que é irresponsável e não tem sequer respeito pelas decisões da ONU”, defendeu o chefe do Executivo.

Agenda

As declarações foram dadas por Lula durante agenda em Buri, no interior de São Paulo. Na ocasião, o presidente participou da cerimônia de celebração dos 10 anos de atividades do campus Lagoa do Sino da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).


O campus Lagoa do Sino foi criado após a doação do terreno, por parte do escritor Raduan Nassar, para a universidade, em 2011. O espaço está localizado no Vale do Ribeira e as atividades universitárias contribuem diretamente para o desenvolvimento social da região, com valorização da agricultura familiar, a principal atividade econômica da área.

Nassar esteve recentemente com Lula, em encontro realizado em São Paulo. O escritor doou a fazenda de 623 hectares em 2011. O início das atividades da universidade se deu em 2014 com o recebimento das primeiras turmas de graduação dos cursos de engenharia agronômica, engenharia de alimentos e engenharia ambiental.


O governo anunciou também investimento na ordem de R$ 79,3 milhões para a UFSCar. O valor integra uma série de recursos por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A medida de reestruturação das instituições educacionais havia sido feita no primeiro semestre deste ano. Desde então, Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, tem ido aos lugares para a exposição detalhada.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.