Luziânia adota tarifa zero no transporte municipal público; veja onde se cadastrar
Programa beneficia moradores da região acima de 6 anos, independente da inscrição em programas sociais
Brasília|Do R7, em Brasília

A prefeitura de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, adotou nessa segunda-feira (27) a tarifa zero no transporte público.
O programa, que prevê a gratuidade no transporte municipal, beneficia moradores da cidade independentemente da condição financeira ou de inscrição em programas sociais.
Segundo o governo do município, o programa vai atender todas as linhas pré-existentes e passará a circular em duas novas rotas. O prefeito Diego Sorgatto afirmou que além da criação de novas linhas, outras também serão ampliadas, atendendo, ainda, a zona rural da cidade.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Ainda de acordo com a prefeitura, os usuários terão até esta sexta-feira (1º) para fazer o cadastro e retirar a carteirinha do programa. O cadastro deverá ser feito em um dos 12 pontos espalhados pela cidade, confira:
Luziânia
1. Prefeitura Municipal
2. SMT
3. Sec. Promoção Social
4. DIAL – Distrito Agroindustrial de Lza – CMEB Maria Lucinda
5. Jardim São Paulo – UBS
6. Americanos – UBS
Jardim Ingá
1. Gabinete do prefeito J.Inga
2. Administração J.Inga
3. Garagem Catedral
4. Mingone 2 – CMEB Natália Aparecida
5. Planalto – UBS
6. Sol Nascente – CMEB Ilka Meireles
Tarifa zero no Distrito Federal
A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal estuda a possibilidade de adotar tarifa zero no transporte público. Em nota, a pasta informou que os estudos de viabilidade econômica financeira ainda estão em andamento para o envio aos órgãos competentes para análise.
A secretaria não soube informar se a tarifa seria para todos os modais de transporte coletivo público ou apenas para os ônibus. A ideia, que também está em discussão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), permitiria o uso gratuito do transporte público.
Em agosto, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF aprovou um projeto de lei que prevê tarifa zero para estudantes em qualquer trajeto do serviço de transporte público, incluindo ônibus e metrô. A proposta altera a Lei 4462/2010, que trata do passe livre estudantil, e busca assegurar a gratuidade além dos trajetos casa-escola. O texto ainda terá que ser analisado nas comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).
Passe livre no Brasil
No Brasil, 84 cidades contam com o sistema de passe livre no transporte público. Entre os estados com maior número de cidades que adotaram o programa estão São Paulo; com 24, Minas Gerais; com 23, Paraná; com 10 e Rio de Janeiro; com 9.













