Mais de 10 mil crianças aguardam consultas com neuropediatras na rede pública no DF
Ministério Público se reuniu com Secretaria de Saúde para cobrar agilidade nos atendimentos; 80% das demandas são por TDAH
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O Distrito Federal tem uma fila de mais de 10 mil crianças aguardando atendimentos na rede pública para consultas de neurologia pediátrica. O levantamento é do Ministério Público do DF (MPDFT), que cobra da Secretaria de Saúde agilidade nos atendimentos. Em dezembro do ano passado, a Defensoria Pública chegou a ajuizar ação civil para a extinção da fila de espera das crianças que aguardam atendimento neuropediatra.
Em reunião com o MPDFT, representantes da Secretaria de Saúde explicaram que 80% das demandas dos pacientes são de distúrbios de desenvolvimento, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Segundo a pasta, a maioria dos pacientes está na fila para obter laudos e conseguir o direito ao atendimento especializados nas escolas.
O encontro entre Ministério e Secretaria aconteceu na última quinta-feira (18) e conduzido pelo
promotor de Justiça Vinícius Bertalha, da Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde. A reunião buscou entender os desafios enfrentados pela rede para garantir o atendimento às crianças.
Ao MPDFT, a secretaria disse que trabalha para capacitar médicos em pediatria e que enfrenta dificuldades no déficit de profissionais das equipes multidisciplinares, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
Uma nova reunião entre a pasta e o Ministério está marcada para esclarecimento dos requisitos necessários para a emissão de laudos dos alunos. A Secretaria de Saúde disse que já criou um grupo de trabalho para requalificar a fila de espera e por decisão da Justiça tem até 8 de abril para entregar um plano de ação que solucione o problema.