Márcio Michel, ex-deputado distrital e presidente do Tribunal de Contas do DF
Assessoria TCDFO Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) elegeu, nesta quarta-feira (14), o conselheiro Márcio Michel para o cargo de presidente do TCDF. André Clemente será o vice-presidente e Manuel de Andrade, corregedor, pelos próximos dois anos.
O atual presidente, conselheiro Paulo Tadeu, vai assumir a ouvidoria e Renato Rainha ocupará o cargo de regente da escola de contas públicas do TCDF.
O novo mandato começa em 1º de janeiro de 2023 e vai até 31 de dezembro de 2024. A sessão especial de escolha do presidente foi realizada de forma presencial e transmitida ao vivo pelo site do TCDF.
Márcio Michel está no TCDF desde 2015. Conhecido como doutor Michel, é delegado aposentado da Polícia Civil do DF e foi eleito duas vezes deputado distrital, em 2010 e 2014. No início do segundo mandato, em 2015, foi escolhido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, por unanimidade, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.
Michel é formado em direito e possui pós-graduações em segurança pública, direito processual penal e direito público. Foi ainda chefe de gabinete da Administração Regional de Planaltina.
Na eleição de 2010, Michel foi eleito deputado distrital pelo Partido Social Liberal (PSL). Na candidatura seguinte, concorreu pelo Partido Progressista (PP) e foi o quarto candidato mais votado para o cargo.
A mesa diretora do Tribunal de Contas é formada por presidente, vice-presidente, corregedor, conselheiro-ouvidor e regente da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Eles tomarão posse, formalmente, em solenidade em fevereiro.