Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Margareth Menezes é convidada para ser ministra da Cultura no governo Lula

Resistência ao nome dela no meio artístico e político dificultam formalização da escolha

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Cantora Margareth Menezes olhando para a foto e fundo escuro
Cantora Margareth Menezes olhando para a foto e fundo escuro Cantora Margareth Menezes olhando para a foto e fundo escuro

A cantora baiana Margareth Menezes foi convidada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o cargo de ministra da Cultura. A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria da artista, que diz ainda não haver definição se ela assumirá ou não o cargo. 

O nome de Margareth foi uma sugestão da futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Outros nomes também foram sugeridos a Lula, entre eles os da atriz Marieta Severo e do Rapper Emicida, mas ambos teriam recusado a oferta para gerir o setor cultural no governo que assume em primeiro de janeiro.

Menezes já faz parte da equipe de transição. Ela chegou a criticar a ausência de negros entre os integrantes do grupo do setor cultural. Além de artista, ela é fundadora da Associação Fábrica Cultural, em Salvador.

Apesar da carreira artística, Menezes enfrenta resistência na área. Críticos afirmam que ela não tem experiência em gestão e que poderia prejudicar a articulação política para garantir apoio e verbas ao novo ministério, que terá de ser recriado. 

A equipe de transição não se manifestou sobre o convite. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.