Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Matança’, diz Lula sobre megaoperação que deixou mais de 120 mortos no RJ

Questionado por jornalistas internacionais em Belém, o presidente também não descartou a possibilidade de uma investigação

Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula classificou a megaoperação no RJ como uma "matança" após 121 mortes.
  • A operação visou o Comando Vermelho e resultou na morte de 115 dos 117 suspeitos identificados.
  • Lula considera a operação "desastrosa" para o Estado, apesar de pessoas considerarem um sucesso pelas mortes causadas.
  • O presidente pretende investigar as circunstâncias da operação que deixou quatro policiais mortos e muitos suspeitos de outros estados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula também defendeu que a PF participe de investigação Ricardo Stuckert / PR

Em entrevista à imprensa internacional nesta terça-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho foi uma “matança”.

A operação, ocorrida na última terça-feira (28), deixou 121 pessoas mortas. Segundo Lula, o governo busca iniciar uma investigação independente sobre o caso com legistas da Polícia Federal.


“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”, opinou Lula.

O presidente diz considerar a operação “desastrosa” pelo ponto de vista das mortes causadas. “O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa.”


Leia mais

Megaoperação

A Polícia Civil identificou 115 dos 117 suspeitos mortos na megaoperação. De acordo com números oficiais, a ação mais letal da história do estado deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais.

Os nomes e fotos dos suspeitos foram divulgados pela polícia. Segundo as investigações, 95% dos mortos tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho, e 54% eram de outros estados, incluindo chefes do grupo no Pará, Amazonas, Goiás, Maranhão e Espírito Santo.


“Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela polícia, contada pelo governo do estado, e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, finalizou Lula.

*Sob supervisão de Thays Martins

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.