Mauro Vieira diz que apoio do Brasil à Venezuela não deve afetar negociações com os EUA
Na fala, feita durante a programação da COP30, Vieira reforçou, ainda, a importância da presença brasileira na reunião da Celac
COP30|Giovana Cardoso e Ana Isabel Mansur, do R7, enviada especial a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em meio a tensão entre os Estados Unidos e Venezuela, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (5) que a solidariedade do Brasil ao governo venezuelano não deve atrapalhar as negociações do tarifaço com os norte-americanos.
“É uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse que a posição da nossa política externa é de que América Latina, sobretudo, America do Sul, é uma região de paz e cooperação”, disse.
Desde a reeleição do presidente Donald Trump, os EUA voltaram a aumentar a pressão para desestabilizar a Venezuela. Assim, Washington passou a enviar militares à costa marinha do país caribenho.
Veja mais
“Com relação aos Estados Unidos, as negociações continuam. Tem havido reuniões virtuais de equipes técnicas e continuará acontecendo e eu estarei, na próxima semana, em uma reunião do G7 no Canadá, onde estará também o secretário de Estado e eu continuarei mantendo os contatos que tenho tido regularmente com ele”, completou.
Na fala, feita durante a programação da COP30, Vieira disse, ainda, que a presença brasileira na reunião da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) é “muito importante”, principalmente devido à participação do país na criação da comunidade.
Nesta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vai participar da reunião da Celac, marcada para domingo (9) e segunda-feira (10), em Santa Marta, na Colômbia.
A decisão, segundo anúncio do Ministério das Relações Exteriores, representa uma alteração em sua agenda oficial, que previa a presença do petista em evento de pauta verde em Fernando de Noronha nos dias 8 e 9 de novembro.
COP30
Entre os dias 10 e 21 de novembro, a capital do Pará, Belém, vai sediar a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A partir desta quinta-feira (6), está marcado a cúpula dos líderes, que segundo Vieira, foi uma forma de chamar atenção dos chefes de estado para os graves problemas sobre mudanças climáticas.
A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Esse documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Nesta quarta, Lula se reuniu com os presidentes da Finlândia, Ilhas Comores e com o representante do Banco Africano de Desenvolvimento. Com essas reuniões, o presidente terá feito cerca de 70 encontros diretos com chefes de estado diferentes.
O ministro informou, ainda, que durante a reunião da COP serão lançadas diversas iniciativas, a maior delas o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
