MDB anuncia apoio à candidatura de Alcolumbre à Presidência do Senado
Senador amapaense tem o apoio de nove partidos: União Brasil, PSD, PL, PT, Podemos, PDT, PSB, PP e MDB
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
O MDB anunciou, nesta quarta-feira (4), o apoio à candidatura do senador Davi Alcolumbre (União-AP) na disputa pela Presidência do Senado. O anúncio foi feito pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). A legenda, que tem 11 senadores, se tornou a nona a aderir à chapa do amapaense.
Leia mais
Antes de anunciar apoio, o MDB redigiu uma carta com pedidos a Alcolumbre, entre eles celeridade na tramitação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que trata sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito e o pacote de propostas apelidado de “pacote em defesa da democracia”.
Até o momento, União Brasil, PSD, PL, PT, Podemos, PDT, PSB, PP e MDB fazem parte da chapa de Alcolumbre. Juntos, esses partidos têm 75 senadores.
Maior bancada da Casa, o PSD deve ficar com o comando da principal comissão do Senado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), sob a gestão do senador Otto Alencar (PSD-BA).
A legenda ainda combinou uma vaga na mesa, sendo a Primeira Secretaria, que ficaria com a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Caso as costuras se concretizem, será a primeira vez em 13 anos que uma mulher ocupa uma vaga oficial na mesa da Casa.
O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem nove senadores, deve ficar com a segunda vice-presidência do Senado. Ainda há a possibilidade de o partido comandar algum colegiado permanente.
O PL pleiteia a primeira vice-presidência do Senado e o comando de alguma comissão permanente, a exemplo da Comissão de Assuntos Econômicos.