Brasília MDB filia distrital Doutora Jane e se torna maior partido da Câmara Legislativa do DF

MDB filia distrital Doutora Jane e se torna maior partido da Câmara Legislativa do DF

Bancada que tem a presidência da Casa agora conta com cinco dos 24 distritais, mais de um quinto dos votos

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Deputada Doutora Jane se filiou ao MDB

Deputada Doutora Jane se filiou ao MDB

CLDF/Divulgação - 30.5.2023

deputada distrital Doutora Jane se filiou ao MDB em evento da noite desta quinta-feira (22) no clube da Associação dos Delegados de Polícia do DF (Adepol). Com isso, o MDB se tornou o maior partido da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), com cinco parlamentares — um a mais que o PL.

"A deputada tem uma preparação muito grande, uma delegada de polícia com uma interação com a sociedade muito grande. E agora vem para o MDB para fortalecer o partido que tem mais relação com o DF desde o governador Joaquim Roriz. Ela vem para fortalecer o partido, pois temos muito a fazer", afirmou o governador Ibaneis Rocha. O partido dele já tinha o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, e os distritais Iolando, Hermeto e Jaqueline Silva, que se filiou à legenda em 2 de julho.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

"O governador me deu a certeza de que me queria no MDB. Eu sou deputada de primeiro mandato. Um dos meus projetos é a criação do Comitê de Defesa da Mulher, nos moldes do Conselho Tutelar. Esses conselhos vão tirar as mulheres da situação de violência. O governador sancionou essa lei. O governo tem que dar estrutura e ele determinou que essa estrutura fosse criada. E essa prioridade pela mulher me levou para o MDB", disse Doutora Jane.

Com a filiação da Doutora Jane, o MDB passou a concentrar os votos de mais de um quinto da CLDF e mudou o desenho do plenário. O segundo maior partido ficou sendo o PL e, o terceiro, o PT — com três parlamentares.

Na sequência, vem o PP, o PSD e PSOL, empatados com dois distritais cada. O União Brasil, o Avante e o Cidadania, na sequência, tem um parlamentar cada.

Articulação progressista

O distrital Rogério Morro da Cruz segue sem partido e também pode ajudar a mudar a conta. O R7 apurou que o parlamentar conversa com o PP, e pode colocar a bancadas dos progressistas lado a lado com o PT em número de distritais.

O PP tem se movimentado em busca de uma presença maior na CLDF. Também nesta quinta-feira, a sigla deixou o bloco "A força da Família" e instituiu o deputado Pepa como líder e o deputado Pastor Daniel de Castro como vice-líder. A legenda tem a vice-governadora do DF, Celina Leão, como maior nome e, em nível nacional, tem o presidente da Câmara, o deputado federal alagoano Arthur Lira.

Últimas