Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MDB indica nomes para equipe de transição: veja quem são

Simone Tebet, Renan Calheiros e Jader Barbalho são algumas das indicações anunciadas nesta quarta-feira (9) por Baleia Rossi

Brasília|Do R7

Baleia Rossi (MDB-SP) em sessão da Câmara para eleger nova mesa diretora
Baleia Rossi (MDB-SP) em sessão da Câmara para eleger nova mesa diretora Baleia Rossi (MDB-SP) em sessão da Câmara para eleger nova mesa diretora

O MDB anunciou, nesta quarta-feira (9), os nomes indicados pelo partido para compor a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ação colaborativa e propositiva, com foco na solução de problemas urgentes”, disse o presidente do partido, Baleia Rossi.

A senadora Simone Tebet (MS), que terminou a disputa ao Palácio do Planalto em terceiro lugar, vai ocupar a área de assistência social, como anunciado na última terça-feira (8) pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

Coordenador do programa de governo e ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto vai atuar na área de indústria e comércio.

O MDB também indicou os senadores Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA) para compor o Conselho Político da transição. Além disso, o partido poderá indicar, nos próximos dias, nomes técnicos para colaborar com a equipe. Nesse caso, um dos indicados é o secretário-executivo nacional da sigla, Reinaldo Takarabe, para atuar no setor de assistência social junto de Tebet.

Publicidade

Equipe de transição

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), assinou nesta terça-feira (8) a portaria que institui o gabinete de transição governamental do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, Alckmin anunciou os primeiros integrantes do governo de transição. O vice-presidente eleito é o coordenador-geral da equipe.

A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), ficará a cargo da articulação política. O ex-deputado federal Floriano Pesaro (PSB) será o coordenador-executivo do gabiente de transição. Já o ex-ministro Aloizio Mercadante vai ser o coordenador de 31 grupos técnicos que trabalharão no governo de transição.

Publicidade

Os grupos técnicos foram divididos em áreas temáticas: agricultura, pecuária e abastecimento; assistência social; centro de governo; cidades; ciência, tecnologia e inovação; comunicações; cultura; defesa; desenvolvimento agrário; desenvolvimento regional; direitos humanos; economia; educação; esporte; igualdade racial; indústria, comércio e serviços; infraestrutura; inteligência estratégica; justiça e segurança pública; meio ambiente; minas e energia; mulheres; pesca; planejamento, orçamento e gestão; povos originários; previdência social; relações exteriores; saúde; trabalho; transparência, integridade e controle; e turismo.

Alckmin anunciou, ainda, que farão parte do grupo técnico de economia André Lara Resende, Guilherme Melo, Nelson Barbosa e Pérsio Arida. O vice-presidente eleito também informou os nomes do grupo de assistência social, que será constituído por Simone Tebet, Márcia Lopes, Tereza Campello e André Quintão.

Publicidade

O governo de transição terá, ainda, um conselho político, constituído por representantes dos dez partidos da coligação feita por Lula para concorrer no pleito deste ano (PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante, Agir e PROS), além de PDT e PSD, que entraram em acordo com a equipe de Lula após a vitória dele no segundo turno.

Os integrantes do conselho serão: José Luiz Penna, presidente do PV; Jefferson Coriteac, vice-presidente do Solidariedade; Daniel Tourinho, presidente do Agir; Wolney Queiroz, deputado federal pelo PDT; Felipe Espirito Santo, integrante da direção do PROS; Carlos Siqueira, presidente do PSB; Wesley Diógenes, porta-voz da Rede; Luciana Santos, presidente do PCdoB; Juliano Medeiros, presidente do PSOL; Guilherme Ítalo, da direção do Avante; e Antônio Brito, deputado federal pelo PSD.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.